domingo, 27 de setembro de 2009

Aprendendo com a “Boa Idade”. Na vida o mais importante são as aprendizagens de amor e solidariedade.

Essa semana, recebi um caderninho no hospital em que estava com meu pai que dizia assim: “A ciência já provou que o ser humano pode ter uma expectativa de vida máxima em torno de 120 anos. Portanto, ao se chegar aos 60 anos, devemos nos preparar para mais 60”. Chegar aos 120 anos...Affff...Eu hein, nem pensar!!!!!
Chegar à “boa idade”, imagino, exige uma vida muito disciplinada e para muitos sem graça.
Sem beber refrigerantes, sem comer gordura de picanha, sem tomar uma cervejinha e outras coisas mais.
Sei que a idade da maturidade dos órgãos exige muita paciência com esses maduros órgãos. Ah! era tão bom quando eles eram imaturos!!!!!!!
Acho que é a única situação que gostamos da imaturidade.
Não sentimos dores se ficarmos muito tempo sentadas, não corremos riscos de sentar no chão e só levantarmos com ajuda e por aí vai.....
Meu pai sempre me pergunta por que está doente. Por que isso, por que aquilo?
Eu sempre respondo: acho que é porque você está ficando mais maduro.
Eu também vou ficar assim.
Ele sempre diz: “Isso é porque fumei, porque bebi.....”
E aí deve ser aquele sentimento de culpa........Ninguém merece!!!
Tento fazer ele ver e entender que fez parte de uma geração onde fumar era charmoso. Eu nunca achei!!!!!! Mas......Tem quem ache até hoje.
Porque ficar se culpando não dá....Já basta tudo que uma doença pode trazer.
No hospital, descobrimos que ele agora tem que andar de casaco de frio. Coisa que ele nunca usou.
Ah!!! Também esquece as coisas com facilidade...Pela manhã fez exame de sangue. À tarde, perguntou quando viu o curativo no braço: “quando foi que fiz esse exame? Ah!!! Foi ontem......”
Ele não consegue entender como eu consigo decorar o percurso da casa dele pra minha casa. Ele acha que é muito complicado.
Fala assim: “Como é que vc consegue? Eu não consigo”.
Nessas horas, penso que temos que exercitar. Quando estou no carro fico mostrando pontos de referência para depois perguntar. Acredito que não devemos desistir.
Tem um que ele já sabe. Aponta feliz, mostrando que sabe que está chegando.
Bem, a experiência de conviver com pessoas que estão na maturidade, ou melhor, a velhice corporal e a mental devem nos ajudar a planejar a nossa “boa maturidade”.
Acho engraçado que uma coisa ele não esqueceu ainda: o dia de receber o dinheiro da aposentadoria. Tudo que tem relação com números. Por exemplo, ele sabe decoradas as placas dos carros dos filhos, genro e nora. Isso me impressiona.
Consegue ainda me vencer no dominó, nunca consegui ganhar dele( só quando ele deixava.Rsrsrs). Às vezes penso que pela situação que ele se encontra isso merece um estudo. Mania de professora....
O importante é aprender a conviver com as dificuldades dessa maturidade e aproveitar o tempo..............
Na verdade todo mundo aprende com a experiência e dá mostra de muita solidariedade e amor. Minha mãe é separada do meu pai e fez isso em uma época que não era tão comum uma mulher deixar sua casa depois de um longo casamento. Inclusive já tem outro casamento, mas vendo a situação dele, um dia me chamou e disse: “se seu pai precisar se internar, você não vai ficar sozinha. Eu vou ficar com ele também”..... Pôxa! Eita, que mulher danada!!! Não preciso dizer mais nada dessa família.... Aquilo que aprendemos com eles é o que fica.