quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Na corda bamba de novo!!!!!










Mais um ano na corda bamba.

Imaginem o que é ficar na escola para a decisão nos “pênaltis”!

Significa que depois disso, mais nada...É bomba!!!!

Gente, é um sufoco!!!

Pais e mães empenhados em fazer ressurgir a auto-estima, a vontade, a esperança nos filhos e filhas.

Antes dessa parte bonita teve, claro, a vontade de dar uma pisa, mas já entendemos que isso não resolve muito, pelo menos nos “novos tempos”. Mas, broncas, castigos foram reeditados, sim. O castigo pior: estudar enquanto todo mundo está de férias.....


Assim, as semanas de natal e ano novo têm na agenda estudo, estudo, estudo.


Enfim, é claro que o estudo é deles, mas, como a gente se envolve!


A questão é simples: por que não estudaram o bastante durante os duzentos dias letivos!?


Ah! Surgem grandes culpados. Em geral, são os professores....Cada um com sua especificidade. Um porque é exigente, outro porque não é exigente....E por aí vai....


Ouvi até um comentário assim: “Acho que sou assim porque vocês não me castigaram muito quando era pequena!!!!!”... Será que eu ouvi bem? Parece que ouvi muito bem...Dizem que quando a gente que precisa de óculos tira ele por alguma razão, aguça a audição e escuta o que quer e o que não quer....Mas eu estava de óculos!!!!!


Bem, depois de todo esse reteteu, vamos fazer as provas, digo vamos, porque literalmente vamos mesmo. Quando chego à escola,( minha filha pensando que iria passar o maior mico porque resolvi esperá-la terminar a prova), encontro uma pequena galera de pais.


Logo penso: não estou só nesta agonia!!!!!!


Começam as provas e o silêncio no pátio. Procuro um lugar mais reservado para ler. Quem tenho na bolsa?! Bourdieu & a Educação, uma tentativa na releitura de talvez revisitando as teorias sociológicas do papel da escola na sociedade encontrar algumas respostas para uma outra problemática, a difícil convivência da sociedade com a escola que queremos, que acreditamos, que imaginamos e não encontramos......


Sim, é fato que imaginamos uma escola que não existe, mas que se anuncia a todo instante, em todos os lugares e em todos os níveis.


Estou eu tentando conversar com Bordieu e, de repente, vem se aproximando bem devagar, quase que em câmara lenta, uma grande barata, destas bem cascudas, que dá arrepios e nojo. Primeiro pensamento: sair correndo, pegar o chinelo e matar ou disfarçadamente ir saindo para ninguém notar......Mas ela estava tão triste, tão fraquinha, tão sozinha. Até parecia que vivia os mesmos sentimentos que eu......Uma mãe “aflita” .......Lá fiquei a olhar o destino dessa “baratona”...... Ela foi tomando o seu rumo, se escondeu, sumiu. Eu fiquei ali, esperando. Tinha que enfrentar.


Bem, a saída da prova teve como alento um grande sorriso de vitória. Era apenas a primeira de quatro. Amanhã terminamos a maratona e sexta, o RESULTADO.


Interessante que todo momento de estresse deixa lições para todos. Para nossa menina/moça, penso que ela está mais amadurecida, mais confiante, mais esperançosa e cheia de projetos.


Ufa!!!!vamos acreditar e apoiar sempre.