sábado, 16 de janeiro de 2010

Jardim suspenso de Cactos

















Sempre gostei de mexer com plantas. Mas gostar não significa saber mexer e se tornar uma pessoa especialista em plantas..


Foram muitas tentativas desde a infância.


Lembro que morei em uma casa que tinha lindas roseiras no jardim e que eu apaixonada pelas roseiras regava todos os dias. Esse era também um dos costumes do meu pai . Confesso que elas não necessitavam de tantos cuidados. Aquele jardim tinha algo de bom.Talvez a terra, o astral, por ser nascente, não sei .......Era lindo!!!!


Um dia inventei que se tirasse os espinhos das rosas estaria fazendo algo bom, mas alguém falou que elas morreriam......Pesquisando descobri que rosas não possuem espinhos e sim acúleos (acúmulo de substâncias orgânicas e que sua retirada não causa dano ao vegetal, só uma cicatriz). Mesmo sem saber que não causaria dano, passei a tirar os espinhos de algumas para facilitar minha chegada e apreciação juvenil, tinha que pegar, cheirar..... Freud explica!!!



Depois fomos morar em outra casa onde já encontramos um pé de limão, um pé de carambola e um quintal imenso no qual fizemos uma pequena horta, onde plantávamos tomates e coentro.


A carambola sujava muito o quintal, mas em recompensa nos proporcionava uma fruta saborosa. Mas o limoeiro parecia doente. Nada fazia ele melhorar. Plantamos umas flores, mas elas vingavam com grande dificuldade.


Um dia ganhei uma muda de pau Brasil em uma exposição. Cheguei super feliz em casa e escolhi com muito cuidado o local ideal para plantá-la. Essa casa era quente, o sol ao se despedir do dia olhava para ela e nos colocava à prova mostrando toda sua energia. Queríamos algo que fizesse sombra.


Bem o pau Brasil pegou (vingou), foi crescendo e até hoje é lindo e nos favorece com uma maravilhosa sombra.


Todas as festas da casa eram realizadas embaixo dele, nossas conversas em família, namoros, etc......Ah!!! Acho que esta árvore conhece todos os segredos dessa família.


Ela é tão bonita que os pássaros adoram fazer seus ninhos por lá.


Bem, acontece que quando casei fui morar em apartamento e aí descobri a grande dificuldade de ter plantas em “gaiolas”. Poxa, como foi difícil entender que não sabia cuidar de plantas em apartamento. Muitas morreram e aí comecei a achar que não tinha mais solução para mim......


Foi quando resolvi colecionar cactos. Pensem numa boa idéia!!!! Como todo começo, foi um pouco difícil. Consegui matar alguns cactos. Imaginem!!!! De tanta água que colocava.


Mas a adaptação foi rápida. Descobri que eles são super simples de cuidar e assim estamos ficando com uma floresta de cactos. Meu companheiro também comprou a idéia e hoje até acho que ele é mais empenhado do que eu. A cada semana é um cacto novo....Eles crescem rápido, mudamos de vaso, replantamos. Está sendo uma experiência bem legal.Ah! aprendemos que nas cactáceas os “espinhos, por exemplo, são catafilos (folhas modificadas, com menor grau de organização que folhas comuns) para evitar perda d'água.”Vixe!!!!


Ah!!!Mas as rosas, não consigo ficar sem elas. Toda semana compro rosas e coloco em um jarro. Elas são essenciais na minha vida. Não podem faltar.

Quanto à coleção, queremos uma coroa de frade bem bonita......hahahahah (só um lembrete)


Deixo aqui uma foto com uma pequena mostra do nosso Jardim suspenso de cactos em uma varanda de apartamento.