quinta-feira, 1 de abril de 2010

Esperanças e renovação sem tempo certo

O centro da religiosidade judaíca cristã está representada na passagem do povo judeu pelo mar vermelho em busca da terra prometida. Uma das mensagens mais bonitas que do pouco que entendo de religiosidade me toca e representa um sentido de renovação, de esperança de luta e comprometimento de vida.



Claro que em outros momentos da história da humanidade também veremos esse sinal de renovação .Como a queda do muro de Berlim, que separava vidas, sem querer adentrar aqui nos meandros da questão e muita mais buscar destacar a simbologia desse momento.


Na busca das lembranças que retratam essa renovação, a derrota dos nazistas na 2ª guerra mundial e a libertação do povo judeu dos campos de concentração.


Sem seguir nenhuma ordem cronológica, mas sim a seleção da memória seja lá por qual critério, lembro da libertação de Mandela e tudo que ele simbolizava naquele momento.


No cotidiano bem próximo lembro de tantas pessoas, tantas vidas em movimentos eternos de renovação de esperanças. Uma luta diária de sobrevivência de aprendizagens que com um pequeno esforço de memória encontraremos em cada casa, em cada família, em cada núcleo.


Bem, esse caminho todo para desejar um bom momento de reflexão e renovação de projetos de vida, de sonhos e esperanças.







Nenhum comentário:

Postar um comentário